Thursday, January 24, 2013

Mais Milt Kahl...



Já falei aqui sobre as mãos de Milt Kahl.

Pois é, elas são só uma faceta do gênio desse senhor. Aliás, tenho estudado muito o trabalho de todos os Nine Old Men. É encorajador e desanimador ao mesmo tempo!

Agora, porém, vou  postar sobra Kahl. Nascido em San Francisco em 1909, queria ser cartunista. Trabalhou como retocador de fotos para jornais do litoral de San Francisco. Resolveu pleitear trabalho nos estúdios Disney após assistir "Os Três Porquinhos" no cinema.

Admitido no estúdio em 1934 como Animador Assistente, ele logo ascendeu a Animador e Diretor de Animação pelo seu talento e noção de história. Após 40 anos fazendo magia, aposentou-se em 1976. Morreu em 19 de Abril de 1986.

Ele era, segundo Glen Keane, o mais analítico de todos os Animadores. Segundo ele, Milt Kahl exacerbava as possibilidades de uma cena antes de se comprometer com um caminho.

Ele fazia questão que explorassem todas as possibilidades dramatúrgicas. Um Animador é, afinal, um tomador de decisões (e tantas outras coisas mais!).

Arthur em A Espada era a Lei



Não sei se com os leigos é assim, mas entre Animadores, é comum procurarmos saber quem animou as nossas cenas preferidas. Ao descobrir, percebemos que há um percentual aceitável de todos os Nine Old Men, mas há uma impressionante quantidade de trabalhos de Kahl nessa lista de preferidos.

Ele e Mark Davis eram tidos como os melhores desenhistas do grupo, o que é impressionante. Se todos eram sensacionais, como se pode ser mais sensacional?

Os dois eram grandes amigos e se respeitavam bastante. Havia um enorme intercâmbio de ideias entre os dois e, por suas habilidades incomuns, eram normalmente designados aos personagens mais difíceis de desenhar, como príncipes e princesas. Os mais chatos!

Mesmo assim, Kahl era um Artista muito versátil com uma noção de atuação impressionante seja para drama ou comédia. Ele simplesmente não tinha limitações!

Eu não sei dizer qual o meu preferido. Alguns dizem que o Merlin foi o mais bem animado de todos. Pode ser...


O próprio Arthur tem cenas imperdíveis!


Quem não se lembra da Madame Mim e o duelo com o Merlin?






Outros apontam seu brilhantismo em Peter Pan. Inquestionável...





A clareza das linhas, o respeito à anatomia, a expressividade, "staging", tudo impecável!

Muitos falam do seu trabalho em Pinocchio. Algumas das minhas preferidas estão lá.


Outros falam de Bambi, onde não só ajudou a melhorar o design de Mark Davis, mas também fez a primeira cena teste que, se funcionasse, levaria o projeto adiante. Me digam vocês. Funcionou?




Eu simplesmente adoro seu trabalho em Aristogatas, mais especificamente com o advogado Georges e o mordomo Edgard!











Algumas das melhores cenas de diálogos de toda a história da Disney estão em Robin Hood. Um dos meus preferidos é o Cherife de Notingham!


Now, save your sermon, preacher! It ain't Sunday, you know!



As cenas dele em 101 Dálmatas sempre são divertidas! Ele sabia tanto atuar em cose-ups quanto em cenas mais amplas onde a fisicalidade impera...




Talvez o personagem mais incrível dele seja o tigre Shere Khan de Mowgli. A forma como ele acharca Ka, a cobra pra descobrir o paradeiro de Mowgli é tão elegante quanto brilhante!







Também acho essa cena do King Louie das mais inspiradoras!




Para  comcluir, acho que a Madame Medusa é sua grande obra prima! Quando ele foi designado pra fazer a Medusa, entrou na sala de seu amigo Mark Davis que havia feito a brilhante Cruela De Vil e disse em tom de brincadeira que a sua Medusa ia acabar com a Cruela dele!

É uma briga de cachorro grande, mas eu ainda fico com a Medusa... sensacionalmente horrenda! O Snoops, seu ajudante é contrastante e, por isso, mais interessante ainda.






Além de genial, Kahl também ajudou a formar nada menos que o premiado Animador e Diretor Brad Bird, vencedor de Oscars por Os Incréveis e Ratatouille, além de ter feito o maravilhoso Iro Giant...



...e o também premiado Diretor e Animador Richard Williams cujo filme Uma Cilada para Roger Rabbit e o livro Animator's Survival Kit, entro outros trabalhos lhe renderam notoriedade no mundo da Animação. Aqui, Williams fala de Kahl...


... e o próprio Kahl fala de seu trajeto na série dedicada a ele do Disney Family Album. Vale a pena conferir as dedicadas aos outros 8!






1 comment:

  1. piolla, adorei o esse post! e acabei de me lembrar de um site q se vc ainda não conhece vai gostar: http://disneyscreencaps.com/

    ReplyDelete