Monday, March 19, 2012

O GRANDE Sensei Paulo Góes se foi...


 
Nesse sábado (17/03/2012) pela manhã, um dos maiores nomes do Karate brasileiro, o Professor Paulo Góes perdeu a batalha que vinha travando contra o câncer.
Paulão fez parte da Geração de Ouro do karate brasileiro, aquela que foi vitrine da nossa arte marcial, que elevou o Brasil à condição de potência mundial do karate.
 
Campeão carioca, brasileiro e panamericano, sensei Paulão deixa como legado uma legião de fãs e admiradores, além de inúmeros alunos que manterão vivo o karate do mestre.
Para toda a comunidade do karate fica a tristeza da perda irreparável, mas há de se lembrar sempre do grande atleta e exímio lutador cuja memória jamais será apagada.
 
Sempre gostei dele. Sempre me recebeu muito bem e apesar de ter uma compleição física totalmente distinta da dele, ele conseguia perceber aquilo que eu precisava melhorar no meu Karate. 
Trenar kumite com ele era uma merda! Forte como um mamute, com uma noção de tempo e distância que chegava a ser chata e aquela mão gigante na cara da gente, não era nada agradável! Aprendi muito mas, claro, apanhei muito mais ainda. E olha que eu só treinei com ele já corôa e sem competir mais...
Tínhamos conversas ótimas onde ele contava os "causos" e histórias de como eram as coisas no seu tempo, os adversários que enfrentou...
Eu e Pedro (Rizzo) íamos comer banana split tarde da noite no restaurante Look no Leblon e lá estava ele, tomando sua sopa! Ficávamos ouvindo suas histórias enquanto nos fartávamos com a sobremesa. 
Foi assim que ele me falou de seu primeiro encontro com Asai Sensei que fez miséria com ele, de como Kagawa Sensei usou sua perna dianteira como degrau pra aplicar um soco e como Takeuchi Sensei quebrou seu braço. Nunca o vi contar vantagens... 
Sempre que ouvi suas façanhas foram outros que contaram. Dele, ouvi apenas, elogios à terceiros. É assim que vou lembrá-lo, sempre!
Descanse em paz.
OSS!

1 comment:

  1. -Fiquei muito triste por saber dessa grande perda tu foste responsavel pela pessoa que sou hoje - dizia pra nao sentir Dor - mais essa nao da pra nao sentir, Sensei
    ensinou o que estava nas entrelinhas- a agora que estou de volta ao Rio estava preparando para ir ve lo para voltar a treinar..
    Lembrei dos Bons tempos na Gama filho
    Samuel Cerqueira
    Profudamente Sensei
    Oss
    Oss

    ReplyDelete